quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Teoria da Cor - Cores Complementares (parte 2)

Dentro da classificação das cores, acredito que esta seja a parte mais interessante, pois é onde você realmente vai aprender a esconder aquela manchinha, espinha, disfarçar olheiras...

Cores complementares

Complementar é a parte que falta para completar o todo.
No caso da cor, o todo é compreendido pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Portanto quando se tem uma cor, por exemplo, vermelho; para completar o todo é preciso ter as duas outras cores, que neste caso seriam o amarelo e o azul, que quando misturadas resultam no verde (cor secundária) que é a cor complementar do vermelho.



•    Roxo e amarelo se complementam, pois roxo = azul + vermelho.
•    Laranja e azul se complementam, pois laranja = amarelo + vermelho.
•    Verde e vermelho se complementam, pois verde = amarelo + azul.

Uma maneira fácil de identificar quando uma cor é complementar a outra, basta traçar uma reta entre uma cor e outra, ou seja, a cor complementar, será sempre a cor a sua frente no círculo cromático.




Saber utilizar as cores complementares é importantíssimo na hora de minimizar olheiras e certas manchas na pele. Por exemplo, tem uma espinha, um pontinho vermelho no rosto, justo quando você tem uma festa, ou alguma ocasião importante. Antes de se desesperar coloque em prática o que você aprendeu sobre as cores complementares:

•    Espinha = ponto vermelho. Então use um corretivo verde para neutralizar a cor da intrometida e depois suavize com sua base ou corretivo (dependendo da gravidade) e em seguida o pó para selar. (verde e vermelho são complementares)
•    Bateu o braço e ficou com uma mancha roxa medonha, passe corretivo amarelo ou amarelado, em seguida faça todo o procedimento normal, base ou corretivo para manter o seu tom de pele, em seguida pó facial para selar.
•    Olheiras - preste bastante atenção para saber qual é o tom da sua olheira, se: arroxeada – use corretivo com fundo amarelo; esverdeada – use corretivo rosado, o mesmo se for meio marrom.

Olheiras geralmente são hereditárias, portanto repare na área dos olhos da sua mãe, da sua avó ou até mesmo do seu filho e perceba o tom da coloração. Outra maneira de saber o tom, são pelas veias que as vezes aparecem na área dos olhos, se forem mais esverdeadas, use corretivo rosado, se forem azuladas, use corretivo alaranjado/salmom, se forem roxas, use corretivo com fundo amarelo.

Para saber se um corretivo tem fundo rosado ou amarelo, basta compará-lo, colocando um ao lado do outro e verá que possuem uma leve nuance de cor puxando mais para um tom.

Se a sua olheira tiver somente uma coloração um pouco mais escura que o restante da pele, opte por um corretivo comum, com fundo bege ou rosado, na dúvida, um tom abaixo. Lembrando que esta dica de escolher o corretivo um tom abaixo da cor da base, serve somente para este caso, pois você pode correr o risco de aparecer com o look “tomou sol de óculos escuro” (com a área dos olhos mais claro que o normal)... Um erro muito comum e freqüente e que ao invés de minimizar a olheira, evidencia ainda mais. Sabe aquela história de ambientes com paredes branca ou cores claras parece maior e roupa preta emagrece... Ou seja, se você quer ‘esconder’, minimizar a olheira, deixar mais claro, só vai aumentar o problema. Vejam:




 Viram?! agora vocês já sabem!

O segredo é saber qual é o tom da coloração da sua olheira e a partir daí escolher o corretivo com o fundo de cor adequado para neutralizá-la. O corretivo não tem que aparecer, se isso acontecer é porque, ou você exagerou na dose ou escolheu a cor ou o tom errado.

 E aí gostaram? Alguma dúvida, sugestão?!
Aguardem, continuarei falando sobre cores (o assunto é longo) e também sobre como escolher o tom certo da base!




Um comentário:

  1. adorei! principalmente, a parte do ressaltar as olheiras. eh justamente isso que ta rolando. embora meu corretivo esteja no tom certo pra cobrir as vermilhidoes da minha bochecha, minhas olheiras ficam mais fundas.

    ResponderExcluir