segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Teoria da Cor - Cores de Base e Corretivo (parte 1)

Antes de falarmos como escolher o tom certo da sua base ou corretivo, é importante saber como funcionam a coloração dos mesmos e alguns tipos de nomenclaturas utilizadas para especificar cada cor e tom.




Geralmente as tonalidades de base e corretivo são divididas em: Claro, Médio e Escuro; sendo que entre estas divisões, existem variações, que podem ser classificadas em três tipos: tom neutro (bege); tom amarelado e tom rosado.  Para peles brancas e negras.


Base e Corretivo 
  
Claro   
  • tom neutro (bege)
  • tom amarelado 
  • tom rosado
   
Médio   
  • tom neutro (bege)
  • tom amarelado 
  • tom rosado
   
Escuro   
  • tom neutro (bege)
  • tom amarelado
  • tom rosado
  • tom azulado*
* um tom a mais para a classificação da pele negra.

Exemplo:
Abaixo segue um índice de cores de base da marca Make Up Forever. Observe que dentro da classificação de ‘Claro; médio e Escuro’, existe uma pequena variação de coloração, que varia entre um mais amarelo, bege e outro mais rosado. Este é um dos principais fatores para escolher o tom certo da base/corretivo, saber definir o ‘fundo de coloração’. Para saber sobre seu tom de pele veja aqui, Classificação das peles brancas e negras.





Existe uma nomenclatura usada por algumas marcas de cosméticos em muitos países que talvez você já tenha visto e serve como guia para escolher o seu tom. Como por exemplo, a marca canadense MAC (Make up Artist Cosmetics), que usa as siglas C; W; NC; NW para definir as tonalidades de bases e corretivos:

C= Cool (moderado) – mais amarelado
W= Warm (quente) – mais rosado
NC= Neutral Cool - amarelado neutro
NW= Neutral Warm - rosado neutro

Numeração das cores

Uma outra forma de você escolher  o tom é pela numeração, que varia do claro para o escuro, portanto, do menor para o maior. Quanto maior o número, mais escura é a cor.


Existem marcas que colocam nomes relacionados a cores, por exemplo: Ivory, Sand...
Ivory – do inglês, marfim – marfim, é claro e amarelado
Sand – do inglês, areia – areia, claro, neutro

Mas não recomendo que você escolha a cor da sua base/corretivo, baseado em imagens e definições de nomes, é arriscado, pois há interferência na luz da foto; na comparação entre as cores; no seu próprio monitor...
Caso você realmente queira um produto importado e prefere comprar de sites internacionais por causa do preço, vai a dica: se a marca que você quer , vende aqui no Brasil, aconselho você ir em uma destas lojas de produtos importados, escolha a marca e a cor da sua preferência, anote direitinho o nome que vem na embalagem ( nomes, siglas, números etc.) aí sim, certa da escolha,  compre pela internet, ou se tiver algum amigo que vai viajar, entregue o nome e peça pra comprar nas lojas Duty Free, dos aeroportos. É bem mais barato.

Entre as marcas brasileiras, infelizmente não existe um padrão de cores, (a não ser a classificação que falei no início), varia de marca pra marca, portanto resta a você comparar lado a lado a tonalidade de cada um. Ou experimentado na pele, que é o que falarei adiante.

Aguardem, a próxima parte será sobre como escolher e como aplicar a base!

Nenhum comentário:

Postar um comentário