quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Base - Qual é o melhor tipo de base para sua pele? (Parte 3)


 A base, além de seu principal objetivo, que é uniformizar a pele minimizando cicatrizes, poros, linhas de expressão, manchas e descolorações, possuem outros benefícios como: hidratação, nutrição, proteção solar, efeito tensor/lifting, sem óleo/oil free (para peles oleosas), longa duração, resitente a água e etc. Que variam de acordo com a marca e o modelo.
Portanto observe no rótulo as vantagens que cada base pode oferecer, relacionando marca e valor na hora da compra. E também, saiba quais os tipos de base que existem e qual é o mais adequado para seu tipo de pele.






Tipos de texturas:

•    Base Líquida - tradicional, mais comum e atualmente possui uma versão em spray. Geralmente indicada para todos os tipos de pele ou com fórmulas específicas para cada tipo. Ex.: bases oil free (sem óleo), base indicada para peles oleosas.

Givenchy Photo'Perfexion Fluid Foundation SPF 20 PA+++


DiorSkin AirFlash Spray Foundation




•    Base Cremosa – tem na versão stick/ bastão, bisnaga, ou embalagem comum igual ao pó compacto. Por ser cremosa, geralmente é indicada para peles mais maduras ou secas, mas existem marcas com bases cremosas, com ótima cobertura e são ultrafinas e também pode ser usado por quem tem pele oleosa.

Shiseido the makeup stick foundation   


MAC Studio Sculpt SPF 15 Foundation





•    Base Seca – pode ser em pó compacto ou solto, no caso da base em pó compacto, é também conhecida como pan cake, dual foudantion, duo cake... o nome varia de acordo com a marca, por exemplo, na MAC este tipo de base é conhecida como Studio Fix. A forma de usá-lo também pode variar de acordo com a marca, podendo ser aplicado seco, ou com esponja umidecida.


MAC Studio Fix

Clinique City Base Compact Foundation SPF 15




A base em pó solto, geralmente faz parte dos produtos minerais, ou seja, que não possuem talcos, óleos, ceras, fragrâncias e conservantes que podem ser prejudiciais para peles mais sensíveis.

Os produtos mineirais apresentam-se geralmente em pó solto, pois o processo de compactar exige a presença de substâncias como óleos e antioxidantes. Com exceção da marca MAC, que posui a linha Mineralize, onde os pós e sombras são compactados por um processo de superaquecimento.

Ambas as bases, por serem secas, são mais adequadas para quem tem a pele oleosa ou mista, mas isto não quer dizer que quem tem pele seca não possa usá-las, é caso das bases em pó mineral, que possui uma cobertura mais leve e suave.

Base Mineral - Contém 1g

MAC Mineralize Foundation



•    Base em mousse – bem, dá pra imaginar a textura... é super leve, com cobertura moderada, geralmente fica sequinha, combina com peles oleosas e mistas.


Dream Matte Mousse Base, da Maybelline



Avon Ideal shade base mousse em bastão

É importante observar também qual é o tipo de cobertura que cada marca/modelo oferece:

•    Cobertura leve
•    Cobertura moderada
•    Cobertura profunda


E também o tipo de acabamento:

•    Mate (opaco, sem brilho)
•    Acetinado (leve brilho)
•    Luminoso (ilumina a pele)

Infelizmente não são todas as marcas que fornecem este tipo de informação, mas é possível saber um pouco através da própria textura da base e testando, aplicando diretamente sobre a pele. Ou então acessando os sites das marcas.

, Exemplo: veja as informações sobre produtos para face no site da marca Shiseido.

É comum a pele sofrer alterações, devido a fatores hormonais ou climáticos, pode ficar mais oleosa ou seca.
Eu tenho a pele mista, mas durante o verão fica oleosa demais, então uso uma base seca compacta e no inverno, o contrário, resseca muito, então uso uma base cremosa.
Fique atenta se sua pele pele sofre variações, principalmente na hora de comprar a base!

Nenhum comentário:

Postar um comentário