quarta-feira, 14 de abril de 2010

O que é visagismo?

Visagismo

Palavra derivada e adaptada do francês,  visage  que significa rosto.

Rosto compreende-se como identidade de uma pessoa, presença, que se comunica através de suas formas. Portanto o objeto de estudo do Visagismo é o rosto, que expressa quem somos, nossas vontades, o que sentimos, o que pensamos.

Visagismo é a arte de saber traduzir e evidenciar a beleza, a personalidade e o estilo de cada um, de forma harmônica e estética. Construir uma imagem através das formas, linhas e proporções de sua estrutura física e do seu comportamento (gestos, modo de falar, andar , agir e etc.).

O visagismo vai além de simples questões estéticas relacionadas à beleza e sim um conjunto de fatores de ordem física, intrapessoal e social com o objetivo de criar uma imagem adequada de acordo com suas feições para determinada situação, seja na vida pessoal e/ou profissional. A favor de sua personalidade, necessidades e estilo de vida.

O visagismo busca o equilíbrio em sua imagem enaltecendo sua identidade, mostrando seu estilo e valorizando sua beleza.


Como se aplica

O visagismo relaciona-se diretamente com a imagem num todo, seja no cabelo, na maquiagem, na roupa... Portanto pode ser aplicado por profissionais de diferentes áreas não somente por cabeleireiros, hairstylist e maquiadores, mas também por cirurgiões plásticos, ortodontistas, consultores de moda, atores... Enfim,  com qualquer profissão onde o objeto de trabalho seja a imagem.
As maiores mudanças ocorrem a partir de modificações feitas no cabelo e na maquiagem, interagindo com o todo.

 Objetivo
Motivo pelo qual você gostaria de fazer uma maquiagem; fazer um penteado; cortar/colorir o cabelo; mudar estilo etc. Para uma festa, entrevista, trabalho...

O que você deseja expressar através de tal mudança: segurança, sensualidade, simpatia, seriedade...

De acordo com as respostas é feita primeiramente uma análise de sua constituição física, seu porte, seus gestos, modo de falar, andar, sentar;  formato de seu rosto (redondo, quadrado, triangular, oval...); em seguida é feita uma análise de suas partes (testa, sobrancelhas, olhos, nariz e boca) observando tamanho, formato, alinhamento; lateralidade e cor da pele. Concluindo então, sua personalidade básica, seu temperamento.

Para saber mais clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário