quarta-feira, 14 de abril de 2010

Visagismo - Temperamentos

Os temperamentos

“Baseia-se numa das primeiras classificações de personalidade , a de Hipócrates e na teoria de que a personalidade se manifesta fisicamente. Foram os chineses que fizeram essa observação, pela primeira vez, há mais de 5 mil anos, e até hoje é motivo de pesquisas científicas. A personalidade de uma pessoa sse desenvolve ao longo de muitos anos e é determinada por um conjunto de fatores: sua herança genética, a cultura do meio em que vive,  sua educação e suas experiências pessoais. O rosto do indivíduo também se desenvolve ao longo de muito tempo e atinge sua forma definitiva somente aos 23 anos, acompanhando e refletindo a evolução da sua personalidade.
No sistema de avaliação de temperamentos  de pessoas criado por Hipócrates, há quatro categorias: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.Todas as pessoas apresentam características das quatro categorias, mas em graus diferentes. Essas características tem aspectos positivos, chamados de forças, e outros negativos, chamados de fraquezas.

Tipo sanguíneo

Características positivas

Pessoas do tipo sanguíneo são: extroversão, comunicabilidade, motivação, automotivação, festividade, alegria de viver e energia. É impetuoso, muito curioso e se interessa principalmente por novidades, o que o faz ser criativo e inovador. É espirituoso e rápido. Marca presença e sempre acaba sendo o centro das atenções. Trabalha e interage bem com outras pessoas porque gosta de estar na companhia delas; e facilmente cria empatia. Não gosta e rotinas e nem de lugares fechados,pois precisa de espaço. Não tem medo de se aventurar em algo novo, é audacioso e tem muita iniciativa. Tem boa intuição e é espontâneo e transparente. Gosta de coisas vistosas, coloridas, luminosas e brilhantes.

Características negativas

As características negativas do tipo sanguíneo são: irregularidade, inconstância, desorganização e falta de estrutura. Pode perder o foco facilmente e ter dificuldade de se concentrar, além de às vezes abandonar tarefas sem completá-las. Pode tornar-se superficial e frívolo. Também é vaidoso, esquecido e genioso,podendo ter acessos de raiva. Pode oscilar entre a euforia e a depressão. Sua extroversão pode torná-lo inconveniente, intrometido e barulhento. Sua visibilidade o faz ser alvo de brincadeiras e piadas, que assimila bem quando não são maldosas. Sua impetuosidade pode colocá-lo em situações difíceis e seu gosto por aventura e riscos o faz imprudente.

Tipo colérico

Características positivas


O tipo colérico é determinado, persistente, objetivo e explosivo. É passional, emotivo, dramático e intenso. Gosta de liderar, resolver problemas e tomar a iniciativa.É rápido e busca resultados.É motivado pelo desafio. Também é leal, fiel e generoso, o que o faz abominar a traição. Procura o domínio, mas não precisa ser o centro das atenções. É forte, corajoso e tem grande poder de concentração. Gosta de luxo. Pode ser extrovertido, mas geralmente é reservado. Direto e franco, não gosta de rodeios e insinuações. Apesar   de não apreciar ser contrariado, aceita opiniões divergentes, se forem bem fundamentadas e servirem a seus propósitos. Embora seja temperamental, não guarda rancor.

Características negativas

As fraquezas do tipo colérico são a impaciência, a intolerância e o autoritarismo. Ele é competitivo e combatente, podendo ser violento, raivoso e explosivo. Na raiva é imprudente. Não tolera o que entende como fraqueza nos outros, principalmente quando está em busca de algo, o que o faz parecer insensível. Nessas ocasiões, pode até se tornar cruel. Procura sempre dominar, mas não controlar e isso pode levá-lo a criar atritos e a ser brusco e imperioso. Tem dificuldade de delegar poderes, sendo centralizador. Sua fraqueza pode levá-lo a ser indelicado ou rude. Também lhe falta sutileza. Sua postura e expressão frequentemente intimidam os outros. É vaidoso, orgulhoso e dificilmente aceita seus erros publicamente, tendo a tendência de transferir a culpa ou buscar uma desculpa. Sua intensidade faz com que tenha dificuldade em se divertir e relaxar. De todos os tipos, é o que mais facilmente se vicia em trabalho, bebidas, drogas, jogos e afins, porque tem a tendência de ser obsessivo. Também é bagunceiro, mas não desorganizado e sua pressa e a busca por resultados podem fazer com que seja desatento a detalhes. Não suporta ser controlado ou pressionado.

Tipo Melancólico

Características positivas


Há dois tipo de melancólicos: o artístico e o científico. Ambos são organizados, disciplinados, detalhistas e perfeccionistas. São pacientes, profundos e pensativos. O tipo artístico é sensível, mas não demonstra grande entusiasmo ou emoção, embora seja romântico e delicado. É confiável e muito competente, porque sempre busca a perfeição. O tipo científico é mais frio do que o tipo artístico. É cerebral e lógico, muito organizado, sistemático e detalhista. Ambos os tipos tem grande poder de concentração, disciplina, paciência e persistência, finalizando o que começam. Respeitam os outros, são discretos e procuram nunca ser inconvenientes ou intrometidos.

Características negativas

As fraquezas do tipo melancólico são a ansiedade e o perfeccionismo excessivo. Ele é introvertido, tímido, quieto e retirado. Não gosta de ser o centro das atenções. Tem dificuldade de se impor e de confrontar situações ou pessoas. Pode ser rancoroso e vingativo. Sua falta de emoção pode constranger os outros e fazê-lo parecer antipático. Precisa se sentir no controle, o que pode torná-lo um controlador de fato. Não sabe lidar bem com o inesperado e o novo e tem medo do desconhecido ou do que não conhece bem. Por isso segue regras e é conservador, o que prejudica sua criatividade. Pode também se tornar rígido, excessivamente exigente e inflexível, porque quer sempre perfeição e tudo sob controle. Dessa maneira, não é espirituoso. Pode ser arrogante, especialmente acerca de questões intelectuais. Também pode exigir demais de si próprio, desenvolvendo sentimentos de incapacidade e problemas de autoestima.
O melancólico é o que mais tem tendência a sofrer de depressão e da síndrome do transtorno obsessivo compulsivo (TOC), por causa da sua ansiedade.

Tipo fleumático

Características positivas

O tipo fleumático é diplomático, pacificador, mítico e com tendência a ser bonachão. É muito agradável, amigável e geralmente, alegre e sorridente.É extremamente calmo e dificilmente se zanga, mas também, raramente demonstra grandes emoções. Não gosta de confrontos e desavenças. Procura agradar os outros e fazer com que todos se sintam bem. Não é competitivo. É bom ouvinte. Não é apegado a coisas materiais, sendo desprendido e generoso, e se contenta com pouco. Compartilha o que tem e não é possessivo. É constante, paciente, confiável, fiel e leal. É adaptável, embora não goste de mudanças, porque se confirma facilmente. É motivado somente pela busca de segurança.

Características negativas

É freqüente o tipo fleumático parecer desinteressado, ele pode ser apático, acomodado e alienado. Tem dificuldade de tomar decisões e, se puder, transfere essa responsabilidade aos outros. Tem pouca ambição e iniciativa. Pode ser vago. É resistente a mudanças, por ser muito conservador e acomodado. Sua busca pela segurança o faz fugir de situações de risco e , assim, acaba perdendo muitas oportunidades. É previsível e pouco criativo. Não gosta de assumir posições de responsabilidade ou de liderança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário